sábado, 15 de outubro de 2011

Primavera no Aconchego

Estamos na Primavera. As flores, exuberantes, por todo lado. Choveu esta semana, e a chuva faz com que as plantas fiquem mais lindas e viçosas, exibindo o colorido das flores.
Isso me faz lembrar uma passagem da Bíblia, que diz:

"Tudo fez Deus formoso em seu tempo" (Eclesiastes 3:11).

Realmente, tudo é tão lindo! A natureza nos mostra o capricho que Deus teve ao fazer tudo. E a gente tem mais é que agradecer a Ele e se extasiar com a beleza das flores!

A primavera chegou no meu quintal também. Dá só uma olhada.

Essa aqui é uma Begônia. Acabei de fazer uma consulta ao Dr. Google. É uma Begonia Coccinea, ou Asa de Anjo, por causa do formato de suas folhas.Existem vários tipos, mas só tenho 3 tipos diferentes, e essa é a que está mais bonita e florida.
A florzinha lilás abaixo é uma Oxalis corymbosa, conhecida como Azedinha, Trevo, ou Trevo-Azedo. Existem muitos tipos de trevo, eu nem imaginava! Custei a localizar esse aqui no meu amigo Dr. Google..
Comum, eu sei, mas está tão mimosinho que eu não resisti. A gente nem presta atenção nele, mas olhem como é uma flor bonitinha.

Estas duas são Hibiscus, ou Hibisco, ou Graxa, que é uma flor bem tropical. Existem vários tipos, com cores diferentes, mas só tenho vermelho e amarelo.


Essa é uma Ixora. Temos dela vermelha e branca.

Essa é o Beijinho, ou Maria-sem-vergonha. Onde a sementinha cai nasce uma nova plantinha.

Essa aqui conheço como Onze-Horas, por causa do horário em que ela fica mais aberta.


Um abraço carinhoso, e que Deus abençoe a todas vocês.




quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Temporada de Pitanga

Fiz outra descoberta hoje: nossa pitanga, essa frutinha tão linda, se chama surinan cherry em inglês.
Temos uma pitangueira no quintal, ela não dá tantas frutinhas como a de Lagoa Santa, mas colhi uma quantidade boa hoje pra fazer um bolo. Na verdade, o bolo é um bolo comum, recheei e cobri com pitanga. Receita da minha cabeça mesmo.
Até hoje só havia usado as pitangas pra fazer suco. Ficou bom esse bolo!...
Essa primeira foto foi tirada no ano passado em Lagoa Santa. Aqui não deu pra colher esse tanto de uma vez só.

Aqui está meu bolo de pitanga.

E aqui o meu pedaço, heheheh. Já, já vai sumir do prato... Hummmmmmm, delícia!
Assim como a amora, a pitanga dá muitas frutinhas de uma vez só, e perde muitas. Descobri que essa é uma boa forma de aproveitá-las.
Espero que vocês gostem da idéia.

Um abraço carinhoso, e que Deus abençoe a todas vocês.




segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bolo de Amora saindo do forno!...

Fiz uma descoberta hoje: amora é "mulberry" em inglês.
Aproveitando as amoras do quintal, assei um bolo comum, e preparei o recheio e cobertura de amora. Foi fácil de fazer, e vocês não têm idéia de como ficou gostoso!
Olha como ficou o bolo inteiro...

e partido...

E aquela orquídea cheia de botões, está assim agora:

Mais de perto:

Daqui a algumas semanas teremos mangas maduras. Vou ver se descubro umas receitas para aproveitá-las também.


Um abraço carinhoso, e que Deus abençoe a todas vocês.


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Trabalhando com feltro

Coisa boa, hoje o dia está frio, chuvinha caindo desde cedo. Aproveitei pra fazer essas flores de feltro, achei que ficaram bonitinhas. Ainda não estão pregadas na tiara, só encostei ali pra tirar a foto. Ainda não decidi onde vou colocá-las.
E esse gatinho é super fofo. Pode ser usado como chaveiro, ou mobile ou penduricalho. Ensinei para as meninas lá de nossa Oficina de Trabalhos Manuais, na PIBA, e elas amaram. É rapidinho de fazer.


Um abraço carinhoso, e que Deus abençoe a todas vocês.


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Temporada de Amoras

Temos algumas frutas no quintal, limão, goiaba, pitanga, manga e amora. Jabuticaba e acerola ainda estão pequenas.
Já mostrei aqui os limões, que eram de chamar a atenção de quem passava na rua, ficam bem na parte da frente do lote. Está cheio de flor de novo. Daqui a uns 2 meses voltaremos a tomar limonada. Vai coincidir com a temporada das mangas.
Tirei uma foto hoje de amoras e pitangas do quintal.
A pitangueira está carregadinha. A amoreira também. Tem passarinho aqui o dia inteiro, sabiá, canário, godelo, beija-flor, rolinha, pardal, joão-de-barro, bem-te-vi, sanhaço, coleiro, sem esquecer do jacu, hehehe, e eles devem estar se deliciando, porque as amoras são super doces! Perde muita fruta, porque os pássaros não dão conta de comer tudo, e aqui a gente não tem crianças.
Criança adora amora e pitanga. Lembro bem de como os meus filhos gostavam, tinha uma amoreira no quintal da D. Maria, vizinha de minha sogra em Aimorés. Eles empoleiravam no muro pra catar amora, era uma farra que faziam...
Nossa amoreira fica na parte do fundo do quintal. O chão está ficando tão cheio das amoras que caem, que não tem como andar por lá sem sujar os pés. O piso da varanda e da cozinha, que é clarinho, fica o tempo todo roxo. Os cachorros vão deixando um rastro por onde passam, heheh.
Hoje o maridão resolveu podar uns galhos mais baixos e aproveitou pra colher um monte. Pesquisei na internet e consegui algumas receitas e já experimentei uma hoje mesmo. E aprovamos. Depois quero experimentar outras.




Fiz a receita que achei AQUI , mas vocês podem ver pela foto que não fica da cor que está lá. A massa fica escura, porque manda misturar a amora no final, junto com a clara em neve. Mas ficou ótima.

Um abraço carinhoso, e que Deus abençoe a todas vocês.